Já nos habituámos à ideia de que, nos veículos eléctricos, são os construtores jovens os mais criativos e os que dominam as mais avançadas tecnologias. Em 2019, ainda antes de começar a produzir em série a pick-up R1T (o que só viria a acontecer dois anos depois), a Rivian demonstrou as muitas habilidades do seu modelo eléctrico virado para o lazer e trabalho, equipado com quatro motores, um por roda. Entre os trunfos, figurava a capacidade de fazer as rodas da esquerda virar num sentido e as da direita no inverso, levando a R1T a girar sobre si própria, o que se convencionou apelidar de “virar à tanque”, uma vez que os carros de combate com lagartas também realizam esta manobra. Agora, três anos depois, a Mercedes mostra um protótipo do futuro EQG a realizar uma habilidade similar.

Brutal! Pick-up da Rivian vira como um tanque

O EQG será a versão eléctrica do Classe G, o SUV mais radical da Mercedes que na versão com motor de combustão está equipado com um dos sistemas 4×4 mais respeitados do mercado, sendo robusto e muito eficaz em qualquer tipo de piso. O EQG não irá recorrer a diferenciais central, frontal e traseiro bloqueáveis, mas montará um motor por roda, o que lhe permite controlar separadamente cada uma delas. E para fazer girar um SUV sobre si próprio, o que facilita manobras como a inversão de marcha ou descrever curvas muito apertadas em caminhos estreitos, virar como um tanque é uma solução que se pode tornar muito útil, ainda que apenas se possa utilizar em pisos de baixa aderência, como terra ou neve.

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Além da Rivian, que provou que era possível fazer funcionar esta tecnologia, também a Tesla já mostrou a Cybertruck a realizar a mesma manobra, algo que não acontecia de início, quando foi apresentada. A Hummer EV, a pick-up da General Motors (GM), também já demonstrou a vontade de perseguir uma maior agilidade em termos de capacidade de manobra, mas de forma distinta. Em vez dos quatro motores e da capacidade de girar sobre si próprio, o modelo da GM recorre à direcção das rodas traseiras para realizar uma inversão de marcha num raio inferior. Esta alternativa é menos eficiente, em termos de espaço de manobra, mas mais versátil no que respeita ao tipo de piso e menos exigente no esforço a que submete a transmissão e os pneus. Consegue ainda andar de lado como os caranguejos, recorrendo à direcção às quatro rodas, com todas a apontar para o mesmo lado.

Hummer eléctrico anda para o lado como os caranguejos

Do EQG pouco se sabe, além de que monta quatro motores, cada um associado à sua roda, como o vídeo abaixo confirma. Como a Mercedes também já usa quatro rodas direccionais em alguns dos seus modelos topo de gama, é possível que o EQG venha a recorrer igualmente a esta solução, o que melhorará a capacidade de manobra em asfalto. E já que a marca alemã está a demonstrar uma certa tendência para imitar a concorrência, como aconteceu com a Rivian e o “virar à tanque”, não é impossível que também o “andar à caranguejo” (obliquamente), como acontece na Hummer EV, seja outra habilidade que venha a surgir no SUV de linhas angulosas da Mercedes, que pode ver abaixo, ainda como protótipo: