A Organização Mundial da Saúde (OMS)  indicou esta terça-feira que já foram confirmados 131 casos de varíola dos macacos, além de 106 casos suspeitos, desde que a primeira infeção foi, a 7 de maio, reportada fora dos locais onde o vírus tende a circular habitualmente. Porém, apesar de a OMS considerar o surto “invulgar”, mostra confiança de que é possível ser contido pelos autoridades de saúde.

Em Portugal, as autoridades de saúde atualizaram esta terça-feira o número total de pessoas infetadas para 39, mais dois casos confirmados que na segunda-feira. Ainda há mais amostras a serem analisadas. “Todos os casos confirmados são de homens entre os 27 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”, detalha a DGS.

Os 131 casos confirmados surgiram em 19 países diferentes, acrescentou a OMS na nota informativa divulgada esta terça-feira e citada pela Reuters. Portugal será um dos países com mais casos, já que as últimas informações dizem que foram confirmados 39 casos positivos de infeção pelo vírus da varíola dos macacos em Portugal, desde que o surto chegou ao País.

Margarida Tavares, porta-voz da DGS: “Quem nasceu até 1973 e recebeu uma vacina da varíola ou quem recuperou, está mais protegido” da doença

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A OMS também referiu, já na noite de segunda-feira, que o surto pode conter-se sem o recurso a vacinações em massa. Richard Pebody, que lidera a divisão europeia da OMS que gere infeções patogénicas de maior risco, afirmou que boa higiene e comportamentos sexuais seguros serão suficientes para travar a propagação do vírus.

Em entrevista à mesma agência, a Reuters, Pebody indicou que este não é um vírus que se contagia facilmente, pelo que o isolamento dos infetados e o rastreamento de contactos são as principais medidas que devem ser utilizadas. Reconhecendo que o stock de anti-virais e vacinas na Europa é relativamente pequeno, o responsável afirmou, contudo, que até ao momento o vírus não causou doença grave nas pessoas infetadas.

Confirmados 37 casos positivos de infeção pelo vírus da varíola dos macacos em Portugal