A Alemanha vai relaxar alguns dos critérios dos vistos concedidos a trabalhadores russos especializados que queiram residir no país. Os serviços secretos do país, contudo, receiam que alguns destes trabalhadores possam servir como espiões a Moscovo.

Abrangidos pela medida estão os trabalhadores russos especializados em áreas como tecnologia, comunicação e informática, que trabalhem já para empresas alemãs, e cujo salário anual seja igual ou superior a 43.992 euros. Os respetivos processos de aplicação para vistos de trabalho na Alemanha serão analisados caso a caso, e serão abrangidos até 30 de setembro, segundo conta o The Guardian.

Na semana passada, o Departamento Federal de Proteção da Constituição alertou para a entrada na Alemanha de nacionalistas russos, e explicou que aqueles já a residir no país teriam um risco aumentado de serem alvo de chantagem para recolherem informação.

A Rússia está a ser gradualmente isolada através de sanções impostas em consequência da guerra na Ucrânia”, afirmou o relatório, segundo o jornal britânico. “A sua economia foi isolada do knowhow e das tecnologias do Ocidente.”

A decisão de aliviar os critérios nos vistos a funcionários russos foi tomada depois de várias organizações não governamentais terem criticado o governo da Europa central por não estar a facilitar a entrada de jornalistas independentes alvos de repressão na Rússia.

Queremos oferecer proteção na Alemanha aos jornalistas russos que sejam  perseguidos na Rússia”, afirmou um porta-voz do Ministério do Interior esta segunda-feira. “Queremos facilitar a entrada e acelerar os processos.”

Desde que começou a invasão da Ucrânia, e até ao início de maio, a Alemanha tinha já autorizado mais de 600 pessoas a viajar para a Alemanha por um período superior aos 90 dias concedidos pelo visto do Espaço Shengen. Em abril, a embaixada alemã em Moscovo emitiu cerca de 350 vistos, e o consulado em São Petersburgo emitiu outros 190.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR