O Banco Mundial vai realizar consultas públicas para rever a estratégia para Moçambique para o período 2023-2027, anunciou a instituição bancária em comunicado.

As consultas incluem reuniões ao nível do governo, parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil”, entre outros e vão ajudar a definir “a composição e volume de investimentos, assim como o pacote indicativo de reformas”, anuncia o BM.

A estratégia vai incluir ainda programas de capacitação institucional, assistência técnica e estudos.

A carteira total de investimentos da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, sigla inglesa), braço de financiamento a Moçambique, ascende a 4,1 mil milhões de dólares (3,8 milhões de euros) de projetos nacionais e mil milhões de dólares (930 milhões de euros) de projetos regionais, refere o comunicado.

“A preparação da estratégia envolve a revisão das lições da implementação da estratégia anterior“, conclui.

O Banco Mundial considera a dívida pública moçambicana “sustentável” graças às perspetivas de exportação de gás, apesar de as pressões permanecerem altas sobre a economia do país. Defende uma “transformação estrutural” para gerar maior crescimento económico e criação de emprego.

Estas posições constam de um documento intitulado “Estrutura de Parceria com o País” a que a Lusa teve acesso na segunda-feira e que faz parte do lote de instrumentos de trabalho para preparar os próximos anos de cooperação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR