O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros da Rússia exigiu esta quarta-feira o levantamento das sanções impostas a Moscovo como condição para se evitar a crise alimentar mundial. Andrei Rudenko diz que Moscovo está disponível para abrir corredores humanitários para o transporte de cereais a partir da Ucrânia, por exemplo.

A solução para se resolver o problema alimentar requer uma abordagem coletiva, envolvendo em particular o levantamento das sanções que foram impostas às exportações e transações financeiras russas”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Andrei Rudenko, citado por agências de notícias da Rússia.

A última invasão russa da Ucrânia, iniciada no passado dia 24 de fevereiro, afetou diretamente a exportação de cereais ucranianos, sendo que o país representa em média 16% da produção mundial de trigo. Mais de 20 mil milhões de toneladas estão bloqueadas nos portos ucranianos do Mar Negro.

Na Ásia vários países estão a restringir as exportações de produtos agrícolas – trigo e açúcar, nomeadamente na Índia e na Malásia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR