Foram confirmados mais 10 infetados pelo vírus monkeypox, elevando o número de casos de varíola dos macacos para 49, revela um comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há casos suspeitos que ainda estão em análise pelas autoridades de saúde.

A esmagadora maioria dos casos foi detetada em Lisboa e Vale do Tejo, havendo também registos na região Norte e no Alentejo — mas sem nenhum caso positivo confirmado nas regiões Centro, Alentejo, Açores e Madeira. Todos os infetados são homens entre os 26 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, acrescenta a DGS.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e mantêm-se em acompanhamento clínico. Nenhum deles tem um quadro clínico grave ou está em internamento — todos estão em isolamento em casa. Segundo a DGS, estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados. O objetivo é identificar “cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respetivos contactos e ainda eventuais locais de exposição”.

“Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas”, aconselha a DGS.

As pessoas com sintomas de infeção pelo vírus monkeypox devem abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar quaisquer objetos, incluindo vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais, enquanto tiverem sintomas da doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR