Dois trabalhadores, de 30 e 41 anos, morreram esta quinta-feira devido à explosão numa fábrica de biodiesel em Calahorra, na comunidade autónoma de Rioja, Espanha. As causas da explosão não são, para já, conhecidas.

Nas redes sociais e na imprensa internacional, têm-se multiplicado os vídeos da nuvem de fumaça negra que o incidente desencadeou.

O alerta para a explosão foi dado pelas 12h55 locais (11h55, em Lisboa), segundo o El País, que cita a delegação do governo local. O espaço já foi evacuado. Vinte pessoas precisaram de ser assistidas por inalação de fumo e devido a ansiedade face ao incidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas redondezas desta fábrica estariam aproximadamente 250 crianças numa excursão e todas já foram retiradas em segurança do local.

A autarquia de Calahorra pediu à população para sair das imediações “devido à existência de risco de explosão”. A presidente da câmara, Elisa Garrido, já afirmou que o risco de explosão “está controlado”, cita-a o jornal espanhol.

Já o jornal La Vanguardia, refere que vai demorar “várias horas” até que o incêndio “se extinga”, pelo que o perímetro de segurança poderá ser alargado. Tinha, durante esta manhã, ficado estabelecido um perímetro de segurança de um quilómetro devido ao risco de as chamas atingirem um armazém próximo.