Depois de o Kremlin anunciar que tenciona facilitar a obtenção de cidadania russa aos ucranianos que estejam a viver nas regiões controladas pelos russos, Kiev reagiu falando em violação da lei internacional.

“A emissão ilegal de passaportes é uma flagrante violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia, bem como das normas e dos princípios do direito humanitário internacional”, considerou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, num comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian.

Na manhã de quarta-feira o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que facilita aos ucranianos residentes nas regiões de Kherson e Zaporíjia o procedimento para adquirirem a cidadania russa, lê-se na agência estatal russa RIA. De acordo com este documento, os candidatos não têm, por exemplo, de ter vivido na Rússia e não precisam de passar um teste de língua russa.

As tropas russas, recorda a Forbes, controlam grande parte destas duas regiões desde o início de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os sinais têm estado lá, mas este é gritante. Parece que Putin tenciona anexar de facto parte do sul da Ucrânia, as regiões da Kherson e Zaporíjia ocupadas pelas russas, ao simplificar o procedimento para obter a cidadania russa, um processo conhecido como ‘passportização’“, lê-se num tweet de um jornalista do Politico.