Um estudante foi detido na quarta-feira nos arredores de Dallas, no estado norte-americano do Texas, por ir para a escola com duas espingardas semiautomáticas no seu automóvel, informou o Departamento da Polícia de Richardson.

A detenção ocorreu um dia depois de um jovem ter matado 19 crianças e duas professoras numa escola primária na cidade texana de Uvalde, um dos tiroteios mais mortíferos num estabelecimento de ensino nos Estados Unidos.

Vítimas do atirador de Uvalde estavam todas na mesma sala. Polícias partiram janelas para retirar alunos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia de Richardson recebeu uma chamada por telefone às 10h55, hora local (16h55, em Lisboa), alertando que um jovem estava a encaminhar-se com uma semiautomática para a escola secundária de Berkner.

Explicador. Oito respostas para compreender o problema das armas nos EUA

Num comunicado, as autoridades explicaram que o jovem foi encontrado dentro da escola desarmado.

No entanto, no seu automóvel, estacionado junto ao estabelecimento de ensino, foram encontradas uma AK-47 e uma AR-15, pelas quais o estudante foi detido pelo crime estadual de porte de armas em área escolar.

Ouça aqui o episódio de “A História do Dia” sobre o acesso às armas nos EUA.

Um maior controlo das armas poderia impedir mais massacres nos EUA?

Na tarde de terça-feira, um jovem de 18 anos armado com uma semiautomática matou 19 crianças e duas professoras numa escola primária na cidade Uvalde, no Texas, antes de ser abatido pela polícia.

Salvador, o “miúdo mais fixe e mais tímido” que matou 21 pessoas no Texas e avisou que o faria no Instagram

É o segundo assassínio em massa nos Estados Unidos em menos de duas semanas. A 14 de maio, um supremacista branco matou dez afro-americanos num supermercado na cidade de Buffalo, em Nova Iorque.

Estados Unidos já contam 10 tiroteios só este ano. Em 2021 houve quase 700

Vários democratas pediram maior controlo sobre a compra de armas no país, enquanto as autoridades republicanas do Texas colocaram o foco nos problemas de saúde mental que, na sua opinião, estão na raiz do ataque.

Republicano pró-armas ameaça Biden: “Tente tirar-nos as armas e aprenderá o motivo pelo qual a Segunda Emenda foi escrita”