A dificuldade de encontrar um ponto de carga disponível ou nas imediações, antes que a bateria acabe, é um dos argumentos esgrimidos com mais frequência pelos automobilistas para justificar a não adesão à mobilidade 100% eléctrica. Mas isso parece não ser um empecilho para as aventuras de Chris Ramsey, um britânico que gosta de fazer quilómetros em modo zero emissões, idealmente em territórios inóspitos ou pouco amigáveis para esta tecnologia. Há mais de uma década que o inglês se arrisca a explorar os limites em expedições totalmente eléctricas, sendo que o seu mais recente desafio é empreender uma viagem do Pólo Norte ao Pólo Sul a bordo de um Nissan Ariya.

Esta não é a primeira vez que Ramsey confia na Nissan para superar desafios. Em 2017, juntamente com a mulher, Julie, percorreu mais de 16.000 quilómetros, ao longo de 56 dias, no seu próprio Leaf, o que fez deles a primeira dupla a completar o Rali da Mongólia num carro exclusivamente a bateria. Meia dúzia de anos depois, pois a partida está programada para Março do próximo ano, a aventura será mais ousada. Tanto que o Ariya vai ter de ser alvo de algumas modificações, para estar à altura da expedição, a qual supõe percorrer mais de 27.000 quilómetros, atravessando várias regiões e continentes, numa amplitude térmica que vai de -30⁰C a mais de 30⁰C.

A nossa missão é provar que os automóveis eléctricos podem enfrentar os ambientes mais severos, desde o frio cortante dos pólos até às selvas quentes e húmidas da América do Sul, e demonstrar que eles são estimulantes para conduzir quando enfrentam os desafios diários de condução em todo o mundo”, destaca Chris Ramsey, fundador da Pole to Pole.

À vontade do freguês: Ariya surge em cinco versões

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Com um exterior personalizado e mais robusto, o Ariya que vai enfrentar estas adversas condições contará ainda com rodas, pneus e suspensão melhorados. E, tão importante quanto isso, com o suporte de um segundo veículo (este de série) que fará o apoio da expedição nas Américas. Um e outro Ariya têm em comum o facto de estarem equipados com o sistema de tracção integral da Nissan, denominado e-4ORCE, o qual vai adaptando automaticamente a potência ou a travagem a aplicar em cada roda, consoante as exigências do percurso.

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A Nissan não avança que versão do seu crossover eléctrico protagonizará esta aventura, mas deduzimos que será o Ariya equipado com uma bateria de 87 kWh de capacidade útil (90 kWh brutos), com 306 cv de potência, um binário de 600 Nm e uma autonomia anunciada de 493 km entre recargas, segundo o protocolo europeu WLTP. O Ariya aceita carga rápida até 130 KW em corrente contínua, anunciando que a bateria vai de “20% a 80% em aproximadamente 40 minutos”.

O construtor também não adianta, para já, se a incursão vai ser planeada com base na disponibilidade de postos de carga, se será apoiada por uma solução de carregamento móvel ou se aventura de Chris Ramsey será alimentada por uma combinação destas duas alternativas. Dada a inexistência de estações de carga no Pólo Norte, temos curiosidade em saber como é que a Nissan tratará de assegurar energia “limpa” para recarregar o Ariya.

Por cá, o Nissan Ariya já abriu as reservas, mediante o depósito de 300€, embora ainda não surja no configurador da marca. Ao que o Observador apurou, as primeiras entregas estão previstas para Julho.