O ator espanhol Luis Lorenzo e a mulher, Arancha, foram libertados provisoriamente esta sexta-feira após terem sido detidos no dia anterior sob suspeita de assassinato. Em causa está o envenenamento da tia da esposa do ator, que foi convidada para viver na casa do casal. O alegado motivo do crime terá sido obter a herança da idosa, uma viúva de 86 anos, sem filhos.

Segundo o El Mundo, na manhã desta sexta-feira o casal foi presente a tribunal e o juiz decidiu bloquear o acesso ao património da idosa até que as investigações sejam concluídas. O promotor encarregado do caso não pediu prisão preventiva, pelo que por agora o casal foi libertado, mas o juiz retirou-lhes provisoriamente o passaporte.

Após a detenção do ator e da esposa, na quinta-feira, a polícia espanhola revistou a casa onde moram em buscas de provas do suposto crime.

Luis Lorenzo e Arancha são acusados da morte de Isabel, que há um ano foi convidada pela sobrinha a mudar-se das Astúrias para a casa dos dois, em Rivas Vaciamadrid. Em junho de 2021, a idosa morreu e um médico certificou a causa da morte como natural, tendo em conta o diagnóstico de demência e de outras doenças de que sofria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O irmão de Isabel não ficou convencido. Desconfiava da atitude do casal, que chegou a impedi-lo de falar com ela ao telefone. Decidiu pedir uma autópsia ao corpo e o resultado apontava para homicídio. A polícia encontrou vestígios de manganês e cádmio — dois metais pesados, muito tóxicos —, cuja presença em doses elevadas pode conduzir à morte.

Durante a investigação, descobriu-se que o casal retirou várias quantias de dinheiro à idosa; numa ocasião levantaram 30.000 euros só de uma vez. Também foi revelado que, antes da morte de Isabel, o testamento foi alterado para que toda a herança fosse deixada à sobrinha.

Quem é Luis Lorenzo, ator e apresentador acusado de homicídio?

O caso podia ter sido retirado da série espanhola “El Comissario”, onde numa pequena estação da polícia em Madrid o chefe Castilha e os seus agentes lidam com todo o tipo de crimes. Luis Lorenzo Crespo é uma das vozes de renome no programa, por onde passou brevemente em dois episódios.

O ator e apresentador é uma cara conhecida na televisão espanhola. Nasceu em Madrid, em 1960, e estreou-se em “Olá Rafaella!”, um programa de entretenimento transmitido entre 1992 e 1994, segundo relata o El Confidencial.

Na mesma altura participou em “Para Elisa” (1993), uma série de 16 episódios que acompanha a vida de vários jovens. Seguiram-se os programas “Esto es espetáculo” e “Decisión final”, que acabou por ser cancelado pelas más audiências.

A partir de 2002 Lorenzo voltou-se para a atuação, tendo participado em várias séries espanholas. É mais conhecido por ter estado em “‘El comisario” e “La que se avecina”, em 2014, e que o IMBD (Internet Movie Data Base) aponta como o último trabalho do ator.

Luis Lorenzo também teve algumas participações em reality shows, nomeadamente em “Sobreviventes” e “Na selva dos famosos”.