“Lobo solitário”, de Filipe Melo, venceu o prémio para melhor curta-metragem de ficção nacional na nona edição do festival Leiria Film Fest, que chega ao fim este domingo.

Os prémios foram revelados no sábado à noite, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, distinguindo a segunda curta-metragem assinada pelo realizador (e pianista) português – um ‘thriller’ dramático sobre um radialista – como merecedora do prémio mais aguardado do festival.

Na competição nacional, “The Monkey”, uma coprodução luso-espanhola de Xosé Zapata e Lorenzo Degl’Innocenti, foi considerada a melhor curta de animação, e “Visões de Copacabana”, de Rita Brás, recebeu o prémio para melhor documentário.

Entre os filmes estrangeiros exibidos no festival internacional de curtas-metragens de Leiria, “Branka”, do húngaro Ákos K. Kovács, recebeu o prémio para melhor ficção, enquanto um filme assinado por um coletivo de autores franceses, “The Sein’s tears”, foi eleito a melhor animação. “Pandelivery”, dos brasileiros António Matos e Guimel Salgado, levou para casa o troféu para melhor documentário.

Pela primeira vez presente no festival, a competição para micro filmes premiou “Nada desta vida”, de Cláudia Sofia Gomes e Ricardo Miguel Soares. “Leo”, do iraniano Moein Rooholamini, recebeu uma menção honrosa nesta categoria.

O Prémio do Público do Leiria Film Fest foi para “A banheira”, do espanhol Sergi Marti Maltas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR