A vereadora da CDU da Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, alertou esta segunda-feira para os “atrasos” na atribuição do Fundo de Apoio ao Associativismo, cuja competência passou para as freguesias, que estão a “criar problemas” em várias associações da cidade.

À margem da reunião privada do executivo da Câmara do Porto, a vereadora da CDU disse ter alertado para “os atrasos” na atribuição do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, no decorrer da discussão sobre a celebração dos contratos interadministrativos com as juntas e uniões de freguesia.

Em janeiro, a câmara delegou às sete uniões e juntas de freguesia da cidade a implementação deste apoio, cujo montante este ano é de 875 mil euros.

“Há um atraso muito grande relativamente ao Fundo de Apoio ao Associativismo que, normalmente, a câmara tratava na primeira parte do ano. Neste momento, as associações não sabem nada”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ilda Figueiredo afirmou que os atrasos estão a “criar problemas a muitas associações“, sobretudo às de pequena dimensão e às que prestam ajuda às famílias nas férias escolares.

Algumas das associações prestam apoio às famílias e crianças nas férias e estão confrontadas com esta situação e em alguns casos, podem cair estes apoios”, afirmou, observando que da parte da maioria independente ficou a garantia de que a situação iria ser analisada.

O Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense foi criado em 2019 para “aprofundar modelos de apoio ao associativismo da cidade do Porto e incentivar a sua atividade e renovação”.

Em 2021, a Câmara do Porto atribuiu 800 mil euros a 28 projetos selecionados, num total de 187 candidaturas.

Na edição deste ano, aos projetos selecionados por cada uma das juntas e uniões de freguesia será atribuído um apoio global máximo de 120 mil euros, sendo que para projetos de infraestruturas (obras) será atribuído 40 mil euros a cada associação e aos restantes projetos um valor máximo de 20 mil euros.

O apoio será transferido para cada freguesia após a seleção dos projetos e consequente aprovação.

A proposta de celebração dos contratos interadministrativos com as juntas e uniões de freguesia do Porto foi aprovada com os votos favoráveis do movimento independente de Rui Moreira, PS, PSD e CDU, e a abstenção do BE.