A empresa energética dinamarquesa Ørsted anunciou nesta terça-feira que a entrega de gás pela Rússia à Dinamarca será suspensa a partir desta quarta-feira (1 de junho) às 6h00 locais, após se ter recusado a pagar o gás em rublos.

“Como não há gasoduto vindo diretamente da Rússia para a Dinamarca, a Rússia não poderá suspender diretamente o fornecimento de gás para a Dinamarca e será possível para a Dinamarca aprovisionar-se de gás. No entanto, isso pressupõe que o gás deva ser maioritariamente comprado nos mercados europeus de gás”, disse a Ørsted em comunicado.

A Rússia tinha anunciado que só aceitaria o pagamento das entregas de gás natural na sua moeda nacional, exigindo que os compradores abram contas bancárias em rublos ou correm o risco de ter as entregas suspensas.

A medida da Rússia é a resposta a uma série de sanções internacionais que atingiram Moscovo depois de ter invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro.

O gás representa 18% da energia consumida anualmente pela Dinamarca. A produção nacional representou três quartos do gás consumido em 2019. A Rússia é um dos principais fornecedores de gás natural, segundo a agência de energia da Dinamarca

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR