Os Encontros XJazz nas Aldeias do Xisto deste ano têm início no dia 10 na aldeia de Sarzedas, em Castelo Branco, com um concerto de Salvador Sobral.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Rede Aldeias do Xisto anunciou que o concerto de Salvador Sobral está agendado para o largo da Igreja Matriz da Aldeia do Xisto de Sarzedas, no concelho de Castelo Branco.

“A edição deste ano do XJazz inclui mais três espetáculos, cujos protagonistas e datas serão anunciados em breve”, adianta a Rede na mesma nota.

Neste primeiro espetáculo, Salvador Sobral faz-se acompanhar por André Santos na guitarra e vai apresentar ao vivo, o seu mais recente álbum de estúdio, bpm.

Desde 2012, o XJazz convida artistas nacionais e estrangeiros a imergirem na realidade das aldeias, cruzando a identidade cultural, as paisagens e as artes sonoras.

“A edição de 2021 reafirma a intenção de apresentar um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares, beneficiando do seu contexto social e ambiental para momentos únicos de criação, fruição e partilha”, conclui a nota.

Ao longo de mais de 10 anos, as Aldeias do Xisto já receberam 51 concertos e sete residências artísticas, no âmbito das quais foram editados quatro discos: “Guitolão”, “Xisto”, o disco homónimo dos ‘Slow is Possible’ e “Fonte Grande”.

A Rede das Aldeias do Xisto, que é constituída por 27 aldeias, distribuídas pelo interior da região Centro de Portugal, “é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto), em parceria com 21 municípios da região Centro e com mais de 100 operadores privados que atuam no território”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR