Os Presidentes russo e turco acordaram que a Turquia ajudará nas operações de desminagem dos portos da Ucrânia para permitir a exportação de cereais do país, indicou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, que falaram na segunda-feira por telefone, chegaram “a um acordo” nos termos do qual a Turquia tentará “ajudar a organizar a desminagem dos portos ucranianos para libertar os barcos que ali permanecem como reféns, com mercadorias de que os países em vias de desenvolvimento necessitam”, afirmou o chefe da diplomacia russa numa conferência de imprensa em Riade.

Segundo Lavrov, cujas palavras foram transmitidas pela televisão pública russa a partir da Arábia Saudita, as operações de desminagem com cooperação turca deverão realizar-se “sem tentativas de reforçar o poder bélico da Ucrânia e prejudicar a Rússia”.

Acerca da crise alimentar, vinculada pela ONU e o Ocidente à ofensiva militar russa na Ucrânia através do bloqueio dos portos ucranianos, Lavrov afirmou que a Rússia não é responsável.

Na segunda-feira, Putin mostrou-se disposto a facilitar o trânsito marítimo de mercadorias nos mares Negro e de Azov em coordenação com a Turquia, bem como a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Putin voltou a denunciar, perante Erdogan, que a crise alimentar “surgiu como resultado das políticas financeiras e económicas míopes dos Estados ocidentais”.

Por sua vez, Erdogan ofereceu-se novamente como mediador no diálogo — atualmente congelado — entre Moscovo e Kiev e propôs facultar uma eventual reunião entre Rússia, Ucrânia e ONU em Istambul, para liderar um mecanismo de controlo do conflito ucraniano.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha repetido no dia anterior a sua proposta de se reunir com Putin, ao que o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, respondeu: “‘A priori’ ninguém descarta um encontro como esse, e nunca ninguém o descartou”.

A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas – mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,8 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A invasão russa — justificada por Putin com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A ONU confirmou esta quarta-feira que 4.149 civis morreram e 4.945 ficaram feridos na guerra, que entrou no seu 98.º dia, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.