Os dados provisórios do relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que o número de interrupções voluntárias da gravidez (IVG) tem vindo a diminuir. O ano passado registou, aliás, os números mais baixos dos últimos 15 anos — desde que a IVG foi legalizada.

O relatório de Análise Preliminar dos Registos das Interrupções da Gravidez, que inclui o período de 2018 a 2021, revela que no ano passado foram feitas 11.640 interrupções voluntárias da gravidez. Em 2011, por exemplo, foram registados quase 20 mil abortos, o que revela a tendência decrescente desta prática.

De acordo com a DGS, avança o Público, esta diminuição, ainda que os dados sejam provisórios, “pode dever-se ao facto de as pessoas usarem os métodos contracetivos de forma mais eficiente e consciente”.

Espanha aprova baixa por mestruação e aborto aos 16 anos sem autorização dos pais

A idade gestacional médica com que é interrompida a gravidez mantém-se nas sete semanas e o grupo etário que realizou mais abortos continua a ser entre os 20 e os 24 anos. Já em relação às interrupções feitas por adolescentes, mantém-se também a tendência decrescente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR