O apresentador de televisão russo Vladimir Slovyov, conhecido como a “voz de Putin”, considera que, com o envio de mísseis de longo alcance para a Ucrânia, seria apenas uma questão de tempo até ser desencadeada uma guerra nuclear entre a Rússia e o Ocidente.

As afirmações, de acordo com o Daily Mail, foram feitas no programa “Tarde com Vladimir Solovyov” no canal estatal Russia 1. “Estamos a descer para as páginas sangrentas da história“, afirmou no seu programa. “Espero que sobrevivamos a isto. Se tudo continuar a prosseguir da maneira que tem prosseguido, apenas meia dúzia de mutantes no lago Baikai [ndr: na zona transiberiana] sobreviverão. O resto será destruído num ataque nuclear gigante”, defendeu.

Se a NATO decidir que pode colocar o que quer nas nossas fronteiras, vão mandar mais e mais armas norte-americanas para a Ucrânia. E a Ucrânia irá dispará-las e acabará por atingir uma das nossas centrais nucleares”, previu Solovyov.

Os EUA recusaram enviar forças norte-americanas ou da NATO para a Ucrânia, mas tanto Washington como Londres aceitaram enviar sistemas de lançamentos de mísseis de precisão de longo alcance para a Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora o Kremlin tenha afirmado que só recorreria às armas nucleares caso a Rússia enfrentasse uma ameaça existencial, alguns dos comentadores da Russia 1 consideram que estes mísseis de longo alcance enviados para Kiev representam esse mesmo momento.

Devíamos estar felizes”, afirmou o analista político russo Vitaly Tretyakov, em relação a uma possível guerra nuclear. “Com exceção dos mais jovens que não partilharão desta definição de alegria. Finalmente chegámos a este momento, será a nossa batalha final e decisiva.”

Margarita Simonyan, chefe de redação do Russia Today, considera que “não haverá outra escolha” a não ser uma guerra nuclear caso os EUA e o Reino Unido entreguem esses sistemas de lançamento de mísseis à Ucrânia.

“Estão a provocar-nos uma vez mais e esquecem as lições históricas que demonstram que não devemos ser provocados”, declarou Simonyan, citada igualmente pelo jornal britânico. “Podes atiçar um urso a hibernar com um ramo, atiçá-lo e atiçá-lo, mas quando ele acordar, bang“, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, também garantiu esta segunda-feira que as forças russas responderão caso o Reino Unido e os EUA enviem mísseis de longo alcance para a Ucrânia.