Investidores privados adquiriram recentemente a Torre de Santo António, na Covilhã, e pretendem recuperar aquele edifício de 20 andares que começou a ser construído na década de 1970 e que nunca foi concluído.

A informação foi, esta segunda-feira, avançada pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, no fim da reunião pública do executivo, onde o assunto foi abordado sem serem dados mais pormenores.

Questionado pelos jornalistas já após a sessão, o autarca informou que a venda por parte do Banco Montepio (que tinha a propriedade do edifício) terá sido concretizada há cerca de três meses e que também envolve os terrenos adjacentes, sendo que, entretanto, já deu entrada na autarquia um Pedido de Informação Prévia.

Vítor Pereira revelou ainda que já assistiu a uma apresentação prévia do projeto que está a ser delineado e que este visa a recuperação da torre, bem como a construção de outras edificações, e o arranjo urbanístico de toda a zona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo detalhou, a intervenção está pensada de modo a “esbater” o impacto visual daquela torre, o que será conseguido através de um revestimento especial do prédio e dos materiais a usar nos últimos dois andares.

Vítor Pereira não quis revelar o nome dos investidores, nem os valores ou os prazos previstos, mas mostrou-se confiante de que, desta vez, se estará mesmo perante uma solução e vincou que nenhum dos outros projetos de que se foi falando ao longo dos anos chegou tão longe.

Este edifício foi projetado pelo arquiteto Fernando Pinto de Sousa (que era pai do antigo primeiro-ministro José Sócrates) e começou a ser construído na década de 1970, mas problemas financeiros levaram ao abandono dos trabalhos, quando o imóvel estava já em fase de acabamentos.

Com o passar dos anos, e por nunca ter sido concluída, criou-se o mito de que a obra não teria sido acabada por razões de segurança, mas tal não corresponde à verdade.

Além disso, ao longo do tempo foram anunciados vários projetos para o edifício e a demolição também chegou a ser falada, mas nenhuma das hipóteses de concretizou.