786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A moda é slow, os materiais alternativos e os animais são bem vindos: a wetheknot em Alfama

Este artigo tem mais de 1 ano

Uma marca de roupa e acessórios que não se rende a tendências e aposta no design intemporal e nos novos materiais. Assim é a wetheknot, um projeto nacional que abriu em Lisboa a primeira loja própria.

A marca portuguesa wetheknot tem, desde novembro, uma loja própria no bairro de Alfama, em Lisboa.
i

A marca portuguesa wetheknot tem, desde novembro, uma loja própria no bairro de Alfama, em Lisboa.

A marca portuguesa wetheknot tem, desde novembro, uma loja própria no bairro de Alfama, em Lisboa.

Filipe e Sérgio criaram uma marca de moda, a wetheknot, para remar contra a toda a corrente de estereótipos que esta indústria impõe. Querem apostar na intemporalidade das peças, não se rendem às tendências da estação e andam à descoberta de novos materiais. São embaixadores da slow fashion e a marca que começaram há 12 anos tem desde novembro a sua primeira loja própria em Lisboa. “É uma marca de moda, porque trabalha com roupa e acessórios, contudo não segue os calendários da moda e não tem a necessidade de apresentar coleções com a regularidade que o mundo da moda exige”, explica Filipe Cardigos ao Observador, um dos dois fundadores da marca. A ele cabe tudo o que diz respeito à comunicação e a Sérgio Gameiro tudo o que envolve o design e a produção, mas o facto de serem uma equipa pequena faz com que muitas tarefas sejam divididas.

Sérgio e Filipe conheceram-se em 2010, depois de terminarem as respetivas licenciaturas, o primeiro em Design e Marketing de Moda e o segundo em Design de Comunicação. “No início não era uma marca, era apenas um projeto para experimentarmos algumas coisas, pô-las no mercado e ver qual a aceitação”. O ponto de partida foram chapéus de chuva usados, e por vezes estragados, que as pessoas vão deitando fora ao longo do inverno. Filipe recolhia-os e lançou a Sérgio o desafio de os reutilizar. O resultado foram uns calções de banho masculinos e assim mergulharam na aventura da wetheknot, o nome que escolheram para o seu projeto desde o seu início.

Em 2011 lançaram a primeira coleção, deixaram para trás os materiais reutilizados e começaram a explorar novas texturas e o novo mundo dos negócios. Apresentaram as suas criações em mercados e a revendedores. Conseguiram colocar peças à venda em lojas nos Países Baixos e no Luxemburgo. Durante algum tempo dividiam-se ambos entre trabalhos como freelancers a tempo parcial e a wetheknot, até que em 2015 a marca deu um salto. Surgiu a oportunidade de integrarem uma loja no Bairro Alto, em Lisboa, que já existia com uma designer de moda e uma marca de acessórios e, foi a partir daqui, que Filipe e Sérgio passaram a dedicar-se à sua marca a tempo inteiro.

O passo mais recente é a abertura de uma loja. “A primeira loja própria já é um sonho bastante antigo” e resulta de uma procura exaustiva que tinha por base uma série de critérios. Filipe e Sérgio encontraram o espaço ideal no bairro de Alfama, também na capital, numa zona onde se passeia a pé e que não está sobrelotada de comércio, como ambicionavam. Encontraram esta morada ainda antes da pandemia, mas os planos ficaram em suspenso e, quando passados quase dois anos voltaram a ele, descobriram que ainda estava disponível e avançaram com o projeto, até que abriram a sua loja ao público a 16 de novembro de 2021. Deixaram a loja que partilhavam no Bairro Alto e fizeram deste novo espaço o seu único foco. Na outra loja estavam com outras marcas com outra filosofia, conta Filipe, agora têm uma proximidade maior com os clientes e podem comunicar melhor os valores da marca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira coleção de roupa surgiu em 2019 e pode ser encontrada na loja durante todo o ano. As peças refletem a filosofia da marca, aposta na simplicidade e intemporalidade. Não há tendências da estação nem a pressão de apresentar novos modelos com periodicidade apertada. Respeitando o conceito de slow fashion, a wetheknot tem uma coleção permanente, à qual acrescentam novas referências todos os anos. Em 2020 lançaram duas coleções, em 2021 apenas uma e para este ano estão a planear lançar três, contudo as coleções são pequenas e contam com cerca de cinco ou seis peças, entre roupa e acessórios. Se as novas peças resultarem bem e tiverem aceitação do público, integrarão depois a coleção permanente. As peças nem sequer são alusivas à estação do ano, não esperemos, portanto, encontrar t-shirts coloridas por ser verão, ou golas altas por ser inverno.

Os acessórios, por seu lado, apostam na multifuncionalidade. Um bom exemplo é a primeira peça desenhada para esta gama, a “pouch”. Foi criada para tabaco de enrolar, depois foi sendo adaptada e tornou-se numa bolsa versátil que é o atual “best seller” da marca. Os acessórios são feitos em pele vegan, “que é um material sintético composto por algodão, poliéster e poliuretano, e chamámos-lhe assim porque queremos marcar a posição de não usarmos recursos de fonte animal”, explica Filipe. Acrescenta que a utilização de novos materiais é um caminho que começaram agora a explorar e que descobriram muitos materiais reciclados interessantes no mercado, ao ponto das peças serem pensadas em função da textura.

Neste momento têm uma coleção de tote bags feitas em algodão reciclado à venda em exclusivo na loja e também já usaram materiais com plástico reciclado. Têm t-shirts em algodão orgânico escovado com uma textura muito própria e casacos de cupro. “É um material muito interessante, que sobra da fiação do algodão, é processado quimicamente, mas apesar disso tem um toque muito natural e sedoso, por isso também lhe chamamos a seda vegan. As características são muito semelhantes às da seda, mas este material tem outras mais valias.”

É uma marca 100% portuguesa no que toca à confeção. Contudo, no que toca aos materiais, embora sejam comprados em Portugal, alguns não são produzidos por cá, como por exemplo, o acrílico que é usado nos bonés. No site da marca, com loja online, também é possível encontrar produtos de beleza que Filipe explica serem fruto de uma parceria porque também refletem os valores da marca wetheknot. Os sabonetes e champôs são feitos por Teresa e Mário, têm assinatura TerraViva e vêm de Mafra.

A nova morada wetheknot já teve muitas funções, conta Filipe, uma panificadora, um atelier e até parte do restaurante do lado. Hoje continua a ser um espaço de comércio e partilha do conceito de slow fashion. “Acaba por ser um sítio de comunicação com as pessoas, muito além de apenas uma loja que vende roupa e acessórios.” A isto junta-se o facto do atelier da marca ser ali perto e poder até ser visitado se os clientes assim o pedirem. Mas há mais. É também um espaço “pet friendly” que deve esta descrição ao facto de lá entrarem muitos animais, acompanhados pelos donos, ou simplesmente de passagem, como o gato vizinho que faz uma visita diária.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora