O Presidente Nicolás Maduro pediu, esta quarta-feira, aos empresários turcos que investam na Venezuela, um país que, disse, pode ser a porta de entrada de produtos, investimentos e turismo da Turquia na América Latina e Caraíbas.

A Venezuela é a melhor garantia que podem ter os empresários turcos para investimentos na América Latina e Caraíbas […] a Venezuela pode ser o porto de chegada de todos os produtos, da grande indústria e produção da Turquia para a América Latina e Caraíbas”, disse Nicolás Maduro.

O Presidente da Venezuela falava em Ancara (capital da Turquia), onde assinou vários acordos de cooperação bilateral em turismo, finanças e agricultura, no âmbito de um encontro com o seu homólogo russo Recep Tayyip Erdogan, esta quarta-feira.

“Chegou a hora, e já o disse ao Presidente (Erdogan) e aos investidores. Chegou o momento de investidores turcos na Venezuela, no turismo, mineração, indústria, logística, bancos, petróleo, gás, ouro e carvão”, disse o governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nicolás Maduro sublinhou ainda que “chegou o momento de os investimentos turcos irem para a Venezuela […] estão dadas todas as garantias legais, jurídicas, políticas, económicas. Todas as garantias para um processo de expansão nas relações entre os dois países”.

O Presidente da Venezuela explicou que todos os dias há voos entre Istambul e Caracas e que os turistas preferem viajar pela Turquia para a Ásia, Europa, África e outros destinos.

“Temos um amplo mapa de cooperação, mais de 54 acordos e todos eles estão a desenvolver-se rapidamente. A Venezuela ergueu-se das cinzas como a fenix e o povo da Turquia e o Presidente (Erdogan) podem ter a certeza de que tem amigos leais, firmes, laboriosos e seguros na Venezuela”, frisou Maduro.

O Presidente da Venezuela agradeceu ainda à Turquia pela solidariedade “nos momentos difíceis, de maior incerteza da pandemia” de Covid-19, “em todos os processos necessários na saúde”.

Maduro explicou ainda que a visita à Turquia foi um sucesso e destacou o “caráter exemplar da amizade” entre ambos países.

Segundo o governante, a Venezuela está em processo de recuperação económica, política e social, após uma “avalanche de sanções, ameaças e tentativas” para o assassinar.

Por outro lado, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que visitará Caracas em julho e que espera quintuplicar a curto prazo os investimentos turcos na Venezuela.

“Tivemos 150 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros) em investimentos em 2019. Em 2020 duplicamos este volume de comércio e triplicámos esse valor chegando a 850 milhões de dólares (793 milhões de euros)”, disse numa declaração conjunta transmitida pela televisão estatal venezuelana.

Erdogan frisou ainda que prevê “terminar este ano com 1.000 milhões de dólares [933 milhões de euros] e o objetivo é chegar aos 5.000 milhões de dólares [4,66 mil milhões de euros] a curto prazo”.