Nove jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 23 anos, foram detidos pela PSP no âmbito de uma operação de combate ao roubo nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Das buscas resultou a apreensão de cinco armas brancas (navalhas), seis telemóveis e diversos artigos de vestuário, segundo a PSP.

De acordo com uma nota de imprensa do Comando Metropolitano do Porto, foram realizadas diligências que incluíram “o cumprimento de nove mandados de detenção e 10 mandados de busca domiciliária” nos referidos concelhos do distrito do Porto.

Os detidos “são suspeitos da prática de 11 crimes de roubo no período compreendido entre o dia 05 de março e o dia 02 de junho do presente ano”, refere o comunicado da polícia.

De acordo com a PSP, os suspeitos, “agindo em comunhão de esforços e através de ameaças com recurso a arma branca e coação física, despojavam as suas vítimas, preferencialmente jovens, dos seus pertences, nomeadamente quantias monetárias, telemóveis, vestuário, calçado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se [os jovens] não estivessem na posse de artigos de valor eram coagidos a efetuar o levantamento de quantias monetárias junto de uma caixa ATM [multibanco]”, refere a PSP.

A polícia indicou ainda que três vítimas necessitaram de assistência hospitalar, na sequência dos roubos.

A operação da PSP “contou com o apoio das Equipas de Intervenção Rápida da 1.ª e 2.ª Divisões e Divisão de Vila Nova de Gaia”, bem como com “a colaboração da GNR na sua área de jurisdição”.

“Os detidos, são hoje presentes junto das autoridades judiciárias para aplicação das competentes medidas de coação”, conclui o comunicado da PSP.