Dois terramotos de 6 e 5,8 graus na escala de Richter voltaram a sacudir a província de Sichuan, no sudoeste da China, esta quinta-feira. Não há informação de qualquer vítima mortal, avançou a imprensa estatal.

O primeiro terramoto, de 5,8 graus, ocorreu às 00h03 na hora local (17h3, de quinta-feira, em Lisboa) e foi seguido apenas uma hora depois por outro de 6 graus, ambos na prefeitura autónoma de Aba, segundo o Centro de Rede Sismológico da China.

O epicentro, com 13 quilómetros de profundidade, situava-se a 32,25 graus de latitude norte e 101,82 graus de longitude leste, indicou a mesma fonte.

As autoridades enviaram equipas de resgate, incluindo 750 bombeiros, e ativaram a resposta de emergência regional de nível 3 e a resposta nacional de nível 4, informou a agência noticiosa oficial Xinhua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao momento não foram divulgadas informações sobre danos materiais.

Na semana passada, um terramoto de magnitude 6,1 na vila de Lushan, na mesma província, deixou quatro mortos e 14 feridos. Em 2013, a mesma vila sofreu um terramoto de magnitude 7 que deixou 193 mortos e 12.200 feridos.

As regiões do sudoeste da China são áreas propensas a terramotos, devido ao atrito das placas tectónicas asiáticas e indianas. Milhares de pessoas morreram naquelas regiões, devido a terramotos, nas últimas décadas.

Em maio de 2008, um terramoto de magnitude 7,9 fez cerca de 87 mil mortos, na mesma província.