788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ex-mulher de Hunter Biden sofreu por não ter "sangue Biden". Mas tinha uma relação afetuosa com o sogro

Este artigo tem mais de 1 ano

Biden não tinha dúvidas: se o filho mais velho amava Kathleen Buhle, ele também a amava. E disse-o à primeira mulher de Hunter, que agora lança um livro de memórias... umas boas, outras difíceis.

Ted Kennedy Makes Final Trip To Washington For Burial At Arlington Cemetery
i

Da esquerda para a direita, Kathleen Buhle é a segunda presente na foto

Getty Images

Da esquerda para a direita, Kathleen Buhle é a segunda presente na foto

Getty Images

Kathleen Buhle, a primeira mulher de Hunter Biden — o único filho vivo de Joe Biden com Neilia Hunter –, temia ser excluída do clã Biden devido à recusa de proteção por parte dos Serviços Secretos norte-americanos quando o sogro era vice-presidente dos Estados Unidos. A revelação consta do livro If We Break: A Memoir of Marriage, Addiction, and Healing, da sua autoria, e que chega às bancas norte-americanas na próxima semana.  A revista People e o The Guardian já tiveram acesso a um excerto e a um exemplar, respetivamente.

Joe Biden mostrou ser um sogro carinhoso logo quando a cumprimentou pela primeira vez: colocou “as suas mãos nas minhas bochechas e olhou-me nos olhos, o seu nariz quase a tocar no meu”. A ternura não ficou por aqui e o então senador de Delaware esclareceu a Kathleen:

Querida, o meu menino diz-me que te ama, o que significa que eu também te amo. Entendes? Eu amo-te.”

Além de uma boa primeira impressão, Biden“o sol em torno do qual todos [família] giram” — apresentava a então nora “como filha” em todos os lugares onde se deslocavam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um acidente trágico, a morte dos filhos e o pesadelo das drogas. Os dramas familiares de Joe Biden

O novo livro não apresenta apenas momentos familiares enternecedores. Buhle aborda igualmente uma reunião com um agente dos Serviços Secretos dos Estados Unidos, pouco tempo antes de Joe Biden se tornar vice-presidente de Barack Obama, em janeiro de 2009.  O funcionário revelou que “Hunter e as meninas teriam um elemento atribuído. Dois agentes com eles 24 horas por dia”. Kathleen só seria “incluída em qualquer plano” se houvesse “qualquer tipo de emergência”.

De repente, senti-me envergonhada. Eu sabia que os Serviços Secretos fariam parte desta nova vida, mas não sabia como. Isto [o que acabara de acontecer] significava que eu era menos importante do que o meu marido e as minhas filhas? O que eu ouvi nas suas palavras: eu não era verdadeiramente uma Biden.”

Ainda pediu ao marido que renunciasse à proteção dos Serviços Secretos, “mas ele estava inabalável“. “Kathleen, sempre foi assim. Não é pessoal. As noras nunca tiveram proteção“, respondeu-lhe Hunter.

President Biden Hosts Annual White House Easter Egg Roll

Hunter passou décadas a lutar contra o vício do álcool e das drogas, chegando a ser dispensado das suas funções na Marinha dos EUA em 2014, após lhe ter sido detetada cocaína em análises ao sangue

Getty Images

De acordo com o site dos Serviços Secretos, “por lei, os Serviços Secretos estão autorizados a proteger: o Presidente, o vice-presidente (ou outros indivíduos próximos na ordem de sucessão ao Gabinete do Presidente), o Presidente eleito e o vice-presidente-eleito; as famílias próximas dos indivíduos acima”, entre outros.

“Finalmente” , Buhle acabou por entender que as regras ditavam que assim fosse – mas não esconde que não lhe ser atribuída proteção ainda continua a ser uma “ferida”.  E há episódios que não esquece. Quando passeava com o marido, por exemplo, pedia-lhe que não andasse à sua frente. Isso, explica, faria com que os agentes tivessem de caminhar à sua frente também — “um eco para que eu saísse de cena”, caraterizou entre as 304 páginas da peça literária. “Talvez uma parte de mim soubesse que em breve eu teria que lutar tanto quanto eu já tivera que lutar apenas para permanecer no meu casamento.”

Jill Biden criticou o marido por escolher Kamala Harris como vice-presidente à corrida eleitoral, revela livro

Kathleen recordou uma outra “uma memória antiga” que remontava ao início do casamento — uma sessão fotográfica familiar em que “a tia do Hunter estava a comandar tudo”. Primeiro, sugeriu uma foto na qual só posariam  Joe Biden e Jill Biden, atual primeira-dama. “A certa altura, anunciou: ‘Agora vamos captar apenas o sangue Biden’”. Buhle ficou de fora do momento.

Joe Biden Sworn In As 46th President Of The United States At U.S. Capitol Inauguration Ceremony

"Sangue Biden" na tomada de posse de Biden enquanto 46.º dos EUA. Na imagem, os filhos Ashley e Hunter. Biden beija a esposa Jill

Getty Images

Em 2017, já Joe Biden era vice-presidente há cinco anos, dois agentes questionaram-na sobre o paradeiro de Hunter. Este tinha ido para o México participar em “mais um programa de recuperação”, na sequência da luta contra o vício das drogas e do álcool.

Mandei uma mensagem ao Hunter e disse-lhe que tinha de ligar para o agente dos Serviços Secretos”, escreve Buhle. “Ele disse-me que ia pedir para ser libertado da proteção governamental. Depois de quase seis anos de proteção dos Serviços Secretos, Hunter agora estaria sozinho.”

Hoje em dia, como filho do Presidente dos Estados Unidos, Hunter Biden está novamente sob proteção dos Serviços Secretos, uma operação cujos elevados foram amplamente divulgados — como, por exemplo, os 30 mil dólares (cerca de 28 mil euros) pagos mensalmente por uma mansão em Malibu para que os agentes que protegem Hunter estejam tão próximos quanto possível da propriedade arrendada pelo herdeiro mais velho e JoeBiden.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora