A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, assinou na segunda-feira uma nova legislação que irá proteger as mulheres que queiram interromper a gravidez e os profissionais que oferecem estes serviços públicos.

Esta iniciativa acontece num cenário nacional muito dividido, com vários Estados que restringem cada vez mais este direito.

EUA. Oklahoma aprova lei que proíbe aborto desde a fertilização

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nova legislação, aprovada há duas semanas, protege tanto as mulheres que se submetem à interrupção voluntária da gravidez, como aos serviços de saúde e centros médicos que praticam o aborto.

Estamos a tomar medidas para proteger os nossos provedores de serviços das represálias dos estados antiaborto e para garantir que Nova Iorque seja sempre um porto seguro para quem queira atendimento médico reprodutivo”, disse a governadora.

A medida legislativa foi aprovada na previsão de que o Supremo Tribunal, controlado por uma maioria de juízes conservadores, revogue o direito ao aborto a nível federal, o que deixará nas mãos dos estados a autoridade de legislar sobre este assunto.

“Os direitos reprodutivos são direitos humanos e atualmente estamos a aprovar uma legislação histórica para protegê-los ainda mais, e a todos os que desejem aceder a esse direito no estado de Nova Iorque. As mulheres aqui nunca estarão sujeitas a gravidezes forçadas ordenadas pelo Governo”, disse Hochul.

Desde 2 de maio, quando entrou um projeto de lei no Supremo Tribunal do país para ilegalizar o direito ao aborto, em vigor desde 1973, a governadora de Nova Iorque anunciou que abriria as portas de Nova Iorque a todas as mulheres que não pudessem interromper a sua gravidez no estado de residência.

Pouco tempo depois, incentivou as empresas que prestam estes serviços em estados proibitivos, que transfiram as suas operações para Nova Iorque.