O Presidente russo, Vladimir Putin, realizou esta quarta-feira uma conversa telefónica de tom “agradável e amistoso” com o seu homólogo chinês, Xi Jinping. Os dois líderes saudaram as relações bilaterais entre a China e a Rússia, que estão a um “nível sem precedentes”. Além disso, abordaram um possível aprofundamento da cooperação militar entre a China e a Rússia.

O Presidente chinês concordou com a “legitimidade das ações da Rússia para proteger os seus principais interesses nacionais”, revela nota do Kremlin.

“A China está disposta a manter com a Rússia o apoio mútuo em questões de soberania, segurança, bem como noutras questões de interesse fundamental e grandes preocupações”, afirmou por seu turno Xi Jinping, de acordo com uma declaração citada pela Agência de Notícias da China.

O registo da conversa telefónica não deixou claro porém quaisquer observações relativamente ao exercício dessa soberania em exemplos específicos, tais como a Ucrânia ou Taiwan.

A última chamada entre Xi Jinping e o presidente russo foi no final de fevereiro, no dia seguinte ao início da invasão da Ucrânia pelas forças russas.

Três semanas antes do início da guerra, o presidente chinês também recebeu Vladimir Putin em Pequim, na altura da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

O governo chinês não condenou a ofensiva militar russa na Ucrânia, recusando utilizar a palavra “invasão” para descrever auto-designada “operação militar” lançada por Moscovo e atribuindo a culpa do conflito aos Estados Unidos e à NATO.

Os dois países proclamaram ainda a sua “amizade ilimitada” e assinaram uma multiplicidade de acordos, nomeadamente no domínio do gás.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR