O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quarta-feira esperar que a União Europeia dê “um sinal forte político” de apoio à Ucrânia relativamente ao seu pedido de adesão, mas sem se dividir.

O difícil aqui é encontrar uma expressão, uma solução que não parta a União Europeia, mas espero que seja encontrada essa solução que preencha esses dois objetivos: dar um sinal forte político à Ucrânia e não dividir a União Europeia”, declarou o chefe de Estado aos jornalistas, à entrada para o Teatro Politeama, em Lisboa.

Questionado se partilha a posição do primeiro-ministro, António Costa, de que não se deve criar “falsas expectativas” à Ucrânia, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Não queria estar a pronunciar-me sobre isso. Neste momento ainda há muito trabalho a ser feito”.

“Eu espero que se dê um sinal claro à Ucrânia do apoio europeu, naturalmente, não criando ilusões, sendo muito direto e muito claro para não haver depois desilusões, e mantendo a Europa unida”, acrescentou.

O Presidente da República considerou que é difícil encontrar uma solução que não crie divisões entre os Estados-membros da União Europeia.

No Teatro Politeama Marcelo Rebelo de Sousa foi assistir à estreia do musical “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, de Filipe La Féria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR