O Hospital Amadora-Sintra pediu para as utentes de ginecologia e obstetrícia em ambulância serem reencaminhadas para outros hospitais de Lisboa entre as 20h00 desta quarta-feira e as 08h00 de quinta-feira, mantendo as urgências abertas para quem se dirija à unidade.

Fonte do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) confirmou à Lusa que foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM) o reencaminhamento, entre as 20h00 desta quarta-feira e as 08h00 de quinta-feira, de utentes de ginecologia e obstetrícia para outros hospitais da região de Lisboa, “assegurando a resposta em rede dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde”.

No entanto, o hospital “permanecerá em funcionamento, assegurando os cuidados necessários a doentes urgentes/emergentes que compareçam na unidade hospitalar” pelos seus próprios meios, acrescentou a mesma fonte.

A maternidade do hospital não está encerrada e não encerrará, mas o serviço de urgência para ginecologia e obstetrícia estará condicionado, acrescentou.

Numa nota, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu hoje que, nos próximos dias, “poderão existir limitações em alguns hospitais, com desvios da urgência externa de Obstetrícia/Ginecologia para outras unidades da região, que assegurarão a resposta do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e o seu funcionamento em rede”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ARSLVT reafirmou também que os hospitais da região e o CODU/INEM “mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento” das urgências das maternidades e “em segurança”.

“Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta”, lia-se na nota.

Ainda segundo a ARSLVT, “estão a funcionar todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da região [de Lisboa] que possuem essa valência”.

A ARSLVT anunciou também que as urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM) vão também estar encerradas entre as 21h00 de quinta-feira e as 09h00 de sexta-feira.

A ARSLVT explica que as grávidas “devem dirigir-se/serão encaminhadas para outras unidades da rede”, nomeadamente para o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e para o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, assim como para as maternidades da cidade de Lisboa que, no referido período, estarão a funcionar com normalidade.