O músico e compositor cabo-verdiano Antero Simas morreu esta quinta-feira, nos Estados Unidos da América, aos 69 anos, vítima de doença prolongada, anunciou o ministro da Cultura do país, dizendo que é um dia de “luto nacional”.

“Apesar de já ser esperado, devido ao estado de saúde, na última homenagem vimos o estado bastante debilitado que o Antero estava, é uma grande perda para a cultura nacional, principalmente por ser um autor que escreveu grandes hinos, nomeadamente ‘Doce Guerra’, que acaba por eternizar o seu legado”, reagiu Abraão Vicente, na ilha do Sal, onde está a participar na 4.ª edição do Cabo Verde Investment Fórum (CVIF), que decorre até sexta-feira.

“Sem dúvida é um dia triste para a cultura cabo-verdiana, perde-se um músico, um compositor de fina pena e que influenciou muitas gerações de músicos cabo-verdianos. Hoje é um dia de luto nacional absoluto”, prosseguiu o ministro.

O ministro disse que o Governo vai agora enviar as condolências à família e pensar como é que pode “homenagear devidamente” Antero Simas, lembrando que já recebeu todas as condecorações do Estado de Cabo Verde.

Antero Simas nasceu na cidade da Praia, a 7 de outubro de 1952, mas viveu grande parte da sua vida na ilha do Sal e ultimamente, por razões de saúde, estava nos Estados Unidos da América.

Em abril, foi distinguido com o Prémio Carreira na primeira gala da Sociedade Cabo-verdiana de Música.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR