O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta quinta-feira Sviatlana Tsikhanouskaya, opositora ao regime bielorrusso, que está de visita a Portugal.

De acordo com uma breve nota divulgada na página oficial da Presidência da República na Internet, “o Presidente da República recebeu a política independente bielorrussa Sviatlana Tsikhanouskaya, em visita a Portugal”.

Líder da Oposição da Bielorrússia: “Lukashenko é uma marioneta. Putin controla o país através dele”

Sviatlana Tsikhanouskaya, assim como outros opositores ao regime de Aleksandr Lukashenko, fugiu o país depois das últimas eleições presidenciais, em agosto de 2020. Lukashenko conquistou o sexto mandato consecutivo com 80% dos votos, mas o resultado das eleições não foi reconhecido pelos Estados-membros da União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência dos resultados eleitorais, milhares de bielorrussos manifestaram-se nas ruas do país ao longo de vários meses.

O regime bielorrusso é aliado de Moscovo e, na invasão à Ucrânia que começou em 24 de fevereiro, várias tropas russas invadiram o território ucraniano a partir da Bielorrússia, um dos países que faz fronteira com aquela nação.

Nos últimos anos multiplicaram-se as denúncias de violações dos direitos humanos na Bielorrússia e de repressões a jornalistas e opositores ao regime, como, por exemplo, detenções arbitrárias.