Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, apresentam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 16 (na Guarda) e os 28 (em Faro).

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Sul durante a tarde, e aguaceiros, em geral fracos, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de oeste/noroeste, soprando por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas do Centro e Sul, e pequena descida de temperatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR