A Solidariedade Imigrante, uma associação de apoio a imigrantes, afirma que o domínio da língua portuguesa é o maior obstáculo com que se deparam no acesso ao mercado de trabalho.

A associação recebe na sua sede, em Lisboa tem cerca de 45.300 associados originários de 98 países, a maioria provenientes da Guiné-Bissau, Nigéria, Gâmbia, Nepal e Paquistão.

A responsável pelo gabinete de apoio ao emprego da Solidariedade Imigrante, Sarka Pereira, disse à Lusa que o conhecimento do português é o maior entrave no acesso dos imigrantes ao emprego.

“Neste momento, até nas obras já temos dificuldades. Por questões de segurança, o processo trava-se quando a pessoa não percebe o que é dito e não reage. […] Rejeitam todas as pessoas que não falam pelo menos um bocado de português”, afirmou Sarka Pereira.

Para o presidente da Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, aprender o português tem ainda mais vantagens para além da comunicação.

“Os próprios imigrantes […] vão conhecer melhor os seus direitos e defendê-los. Muitas empresas aproveitam-se da situação de precariedade para muitas vezes pagarem salários mais baixos ou não darem regalias a que têm direito”, destacou Timóteo Macedo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Solidariedade Imigrante atua ainda no processo de consciencialização dos empregadores das capacidades de adaptação dos imigrantes.

“Temos de fazer muito trabalho para tentar convencer as entidades empregadoras para lhes darem a oportunidade, já que eles no processo de trabalho rapidamente vão aprendendo.”,

Ao longo dos últimos 15 anos, a associação contou com voluntários e estudantes na organização de turmas para aulas de Língua Portuguesa.

Os imigrantes podem aceder aos cursos de “Português – Língua de Acolhimento”, criados pelo Estado e integrados no ensino público mas nem todos conseguem ter acesso devido à insuficiência do número de vagas, indicou por seu lado Sarka Pereira.

Outra dificuldade no processo de inscrição no projeto dá-se quando os imigrantes são negados nas escolas, por falta de legalização ou certificado de manifestação de interesse, uma situação contestada por Sarga Pereira para quem as aulas são para todos: “É para todos os imigrantes, também ilegais”.