A NATO organizou em Bruxelas conversações entre a Turquia, Suécia e Finlândia com o objetivo de tentar mudar a posição de oposição da Turquia à adesão dos outros dois países à aliança militar.

De acordo com a nota divulgada pela NATO, as conversações decorreram esta segunda-feira, lideradas por Stian Jenssen, que lidera o gabinete dos secretário-geral da NATO.

“Dou as boas-vindas à reunião construtiva que se realizou hoje sobre as históricas candidaturas da Finlândia e da Suécia à NATO”, comentou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, citado nesta nota de imprensa. “O acesso da Finlândia e da Suécia à NATO tornaria a aliança mais forte e toda a área Euro-Atlântica mais segura”.

A candidatura da Suécia e da Finlândia a esta aliança foi acelerada pela invasão da Rússia à Ucrânia – e o tema foi fortemente contestado pela Rússia, que deixou ameaças aos dois países caso avançassem para a NATO. A Turquia tem demonstrado estar contra a candidatura dos dois países, alegando que são “viveiros de terroristas”, de acordo com as palavras de Erdogan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Turquia tem legítimas preocupações de segurança sobre terrorismo que precisamos de abordar”, reconheceu Stoltenberg. “Por isso vamos continuar com conversas com a Finlândia e a Suécia para a adesão à NATO e estamos entusiasmados por encontrar uma forma de avançar o mais depressa possível.”

A adesão de novos países à NATO tem de reunir o acordo de todos os países que integram a aliança. A NATO promete discussões sobre o tema ao longo dos próximos dias.

Presidente da Turquia opõe-se à entrada de Finlândia e Suécia na NATO