O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios exortou esta terça-feira os católicos a rezarem pela santificação dos sacerdotes, causa “importante” para a Igreja no tempo atual.

Numa nota para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o bispo de Vila Real, António Augusto Azevedo, considera que, “como aconteceu em momentos decisivos da história, também hoje uma desejável renovação eclesial implicará uma renovação espiritual dos crentes, começando pelos sacerdotes”.

Cada sacerdote precisa de ter um coração de pastor e de cultivar a paixão pelo rebanho de Deus, estando atento à vida das ovelhas a si confiadas e disponível para ir à procura da que anda perdida. Mas o desafio da santificação não deve ignorar que o sacerdote não é um super-homem, é uma pessoa humana com as suas fragilidades e grandezas”, alerta o prelado na mensagem divulgada.

Segundo António Augusto Azevedo, para “um melhor cumprimento da sua missão, os sacerdotes precisam de sentir a estima e o apoio do povo de Deus. A oração, na sua variedade de formas e expressões, é um grande meio para os ajudar espiritualmente”.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes assinala-se esta sexta-feira, 24 de junho, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR