A coligação da esquerda francesa NUPES anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma moção de censura contra o governo. Uma declaração política feita poucas horas depois das eleições legislativas em França, que alteraram o quadro político francês.

A decisão de apresentar uma moção de censura contra o Governo foi anunciada através da conta da coligação na rede social Twitter e a NUPES relevou igualmente o dia em que pretende testar o Executivo: 5 de julho.

A coligação de esquerda Nova União Popular Ecológica e Social (NUPES) junta várias forças políticas, incluindo o movimento França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon, mas também o Partido Socialista, o Partido Comunista Francês e os Verdes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tempo das maiorias absolutas acabou. Agora, Macron precisa de negociar

Nas eleições legislativas deste domingo, a coligação NUPES conseguiu mais do que duplicar o número de deputados à esquerda na Assembleia Nacional. A coligação conseguiu, assim, ficar à frente da extrema-direita, com 142 deputados contra os 90 da União Nacional.

As eleições legislativas deste domingo deram a vitória ao partido de Emmanuel Macron, mas o Presidente francês perdeu a maioria absoluta. Em vez dos 314 deputados do En Marche! — a que se somavam outros 47 do MoDem —, Macron contará agora com 246 parlamentares na Assembleia Nacional. Este número fica aquém da fasquia de 289 deputados necessários para ter o domínio total da câmara.