O grupo Jerónimo Martins, que detém o Pingo Doce, investiu 16,8 milhões de euros na compra de 10,1% de uma empresa norueguesa de produção sustentável de salmão, a Andfjord Salmon. A empresa está cotada na Euronext Growth.

Em comunicado, o CEO da JM refere que o projeto da Andfjord Salmon “está focado no uso eficiente da tecnologia para produzir salmão”, um produto que a empresa classifica como “estratégico”,  “com menos impacto nos recursos naturais, contribuindo para a conservação e o uso sustentável do oceano, do mar e dos recursos marinhos”.

Pedro Soares dos Santos destaca o “desafiante contexto tanto de alta pressão sobre os stocks marinhos como de segurança alimentar” para justificar o investimento, sublinhando que este irá funcionar “como um acelerador” da “curva de aprendizagem no que diz respeito às melhores práticas de aquacultura”.

Com o investimento, feito através da subsidiária Jerónimo Martins Agro-Alimentar, S.A., a JM torna-se num dos maiores acionistas da Andfjord Salmon, que fica situada na ilha de Andøya no Arquipélago Ártico de Vesterålen. No âmbito do acordo, “a Andfjord Salmon vai emitir e a Jerónimo Martins Agro-Alimentar vai subscrever 4.144.932 novas ações da Andfjord Salmon, o que corresponde a um encaixe equivalente a 16,8 milhões de euros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos muito satisfeitos por atrair um investidor de uma indústria tão relevante para Andfjord Salmon. Consideramos uma vantagem ter um acionista que possuiu uma vasta competência em matéria de retalho alimentar internacional, marketing, logística e distribuição. Esperamos vir a conseguir beneficiar deste conhecimento quando estivermos prontos para comercializar o nosso salmão,” diz Martin Rasmussen, CEO da Andfjord Salmon, citado na mesma nota.

A empresa norueguesa diz ter a “ambição” de desenvolver as instalações de aquacultura em terra mais sustentáveis e “fish-friendly” do mundo, através de um sistema que recria, em terra, o habitat natural do salmão. A empresa pretende colocar os juvenis (“smolt”) na sua primeira piscina em Kvalnes, Andøya, no final de junho. A construção das próximas piscinas (fase 2) em Kvalnes “estão a avançar”. A Andfjord Salmon tem uma licença para produzir, em Kvalnes, 10.000 toneladas de salmão MAB (máxima biomassa permitida no sistema de produção), o que corresponde a um objetivo de volume de produção anual de 19.000 toneladas HOG (peixe eviscerado), conclui o comunicado.

Na aquacultura, a JM já tem explorações em Sines, na Madeira e em Alicante, Espanha, para produção de dourada e robalo.