A empresa municipal Águas de Coimbra alertou nesta quarta-feira para a campanha enganosa que está a ser feita por empresas que comercializam sistemas “purificadores” de água para instalação nas torneiras domésticas.

A empresa municipal Águas de Coimbra relatou que tem sido contactada por “muitos” clientes que são procurados por empresas para agendar uma visita a casa, com a “intenção de realizarem uma análise à qualidade da água”.

De acordo com a nota de imprensa, essas empresas, já em casa dos clientes, “realizam uma experiência enganadora com a água da torneira, que consiste na eletrólise da água”.

“Através desta experiência, os sais minerais e compostos são separados através da corrente elétrica, acumulando-se nos elétrodos colocados dentro da água. A acumulação destes elementos nos elétrodos forma uma película visível, devido à separação dos diferentes compostos químicos que, naturalmente, estão presentes na água destinada ao consumo humano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As demonstrações destas empresas consistem na “realização do mesmo procedimento na água filtrada” pelo “purificador” que querem comercializar.

Além disso, esses aparelhos “recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, onde os sais minerais presentes na água são retidos, pelo que quando ocorre a eletrólise dessa água não se forma a referida película”.

A empresa explicou que se trata de uma burla que ocorre “regularmente há vários anos e em diversos pontos do país”, que já motivou a tomada de posição da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

“Nessas demonstrações pretende-se, por vezes, levar o consumidor a acreditar que a água que chega a sua casa pela rede pública tem uma má qualidade. Na verdade, a osmose inversa, ao eliminar os sais minerais dissolvidos na água, transforma uma água mineralizada e equilibrada no equivalente a água destilada, como a utilizada, por exemplo, no ferro de engomar. Na realidade, estes equipamentos produzem uma água de composição mineral desequilibrada e que em nada ajuda na proteção da saúde humana”, alertou a ERSAR, citada na nota de imprensa da empresa municipal Águas de Coimbra.

De acordo com a entidade, “não há necessidade de efetuar tratamentos adicionais à água da rede pública”.

A Águas de Coimbra adiantou ainda que, para além das análises a que está legalmente obrigada, realiza “um conjunto significativo de análises adicionais”, ao longo de toda a rede, que “conferem ainda maior segurança” à água que fornece os habitantes do concelho de Coimbra.

A água fornecida pela Águas de Coimbra tem “excelente qualidade para consumo humano”, o que lhe valeu a atribuição do selo de qualidade da ERSAR, concluiu.