A exposição que marca o final do programa Primeira Pedra, iniciado em 2016 pela associação cultural experimentadesign e que envolveu 36 autores de 15 países, é inaugurada esta quinta-feira no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

“Primeira Pedra 2016|222”, que estará patente no exterior e no interior do Museu Nacional dos Coches, é, segundo a presidente da experimentadesign, Guta Moura Guedes, “uma exposição de arquitetura, arte e design contemporâneos, linguagens deste século, do século XXI”, constituída por obras “feitas em pedra portuguesa e produzidas pela indústria nacional e, muitas das vezes, artesãos, nacionais também”.

Esta será “uma oportunidade única de se ver todo o material produzido durante seis anos, que passou por Londres, Veneza, Nova Iorque, Milão, Dubai, uma oportunidade única de ver toda a coleção junta”.

As 74 peças, de 36 autores oriundos de 15 países, “vão estar num diálogo muito especial com aquilo que é uma peça de arquitetura muito bonita, do [arquiteto] Paulo Mendes da Rocha, que é o Museu Nacional dos Coches, cá fora, na praça”, e, no interior, com “uma coleção que vem do século XVII até ao século XIX e que é a mais importante coleção de coches do mundo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tamanho das peças varia entre “a escala enorme do cubo de Carsten Holler, até aos anéis, que são muito pequeninos, dos irmãos Campana”.

Guta Moura Guedes salienta ainda que “grande parte das peças que estão na praça podem ser exploradas pelas crianças e os adultos, que se podem sentar nelas, podem mexer nelas, podem usá-las”, tal como acontece com algumas no interior.

Além de Carsten Holler e dos irmãos Campanha, “Primeira Pedra 2016|222” conta com obras, entre outros, de Ai Weiwei, Álvaro Siza, Marina Abramovic, Julião Sarmento, Eduardo Souto de Moura e Philippe Starck.

A exposição, com curadoria de Guta Moura Guedes, tem como promotor a Assimagra – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

A mostra é inaugurada às 22:00 e estará aberta ao público entre sexta-feira e 25 de setembro. A inauguração tem entrada gratuita, mas nos dias seguintes, para visitar a exposição é necessário adquirir um bilhete de acesso ao Museu Nacional dos Coches.

Também no âmbito do programa da experimentadesign, o Teatro Tivoli acolhe a conferência Primeira Pedra, “uma maratona, que começa às 10:00 e termina depois das 16:00”.

No palco do Tivoli vai decorrer “uma série de conversas, quase como se fossem ‘talk shows’ televisivos”, nas quais os autores “vão falar sobre como é que abordaram este material, como é que abordaram a pedra portuguesa, como é se relacionaram com o material e como é que desenvolveram os projetos”.

Além disso, serão também abordados temas “relacionados com questões que são muito do presente: sustentabilidade, coesão social, equilíbrio do planeta”. “Porque vão estar, inevitavelmente, também nas conversas essas preocupações, que são preocupações de quem trabalha nesta área”, disse.

Em setembro, a coincidir com o final da exposição, será editado um livro e apresentado um novo documentário, o último de quatro em parceria com a RTP2.