Este artigo é da responsabilidade da Compal

Fruta em estado líquido: já imaginou? São assim os sumos 100% Fruta, uma bebida muito próxima do que são as características da fruta em estado natural. Mas como se conseguem estes sumos saborosos e com uma textura sempre no ponto? É muito simples: a fruta tem tudo o que é preciso.

O que está dentro de uma fruta? Em todas elas há água, hidratos de carbono simples, como frutose e glucose, fibras solúveis, minerais, vitaminas e fitoquímicos. Consumir fruta diariamente é aproveitar todas estas características para manter uma vida saudável, no entanto, é importante estar consciente de que, quando se escolhem produtos derivados do processamento da fruta, algumas das suas características nutricionais podem ser alteradas. Por exemplo, num sumo há alguma perda de fibra e vitaminas, enquanto que outras ficam, na verdade mais disponíveis para serem utilizadas pelo organismo. Na Compal, a tecnologia de transformação de fruta utilizada preserva ao máximo as características nutricionais da fruta e por isso, os Sumos 100% Fruta têm uma composição muito próxima da fruta que lhes dá origem.

Legalmente os sumos não podem ser diluídos em água nem aditivados com açúcares ou adoçantes de qualquer tipo. O conteúdo tem de corresponder completamente ao nome: dentro da embalagem só podem estar frutas, sem desculpas nem asteriscos. É por isto que, dentro do vasto lote de bebidas feitas a partir de frutas, os Sumos 100% são aqueles que mais se aproximam das características da fruta ao natural.

Na Compal, a transformação das frutas é feita rapidamente. Assim que a fruta chega à fábrica é lavada, descaroçada (se necessário), triturada e tratada por pasteurização para poder ser armazenada até ao momento de produzir as bebidas. No momento de preparar os sumos, os vários sabores são obtidos recorrendo a fruta espremida, polpas ou concentrados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por exemplo, as polpas são obtidas pela trituração da parte comestível da fruta; já os concentrados obtêm-se quando se retira parte da água dos sumos ou polpas de fruta. A fruta espremida, por sua vez, é simplesmente a parte líquida que é possível extrair de uma fruta.

Um sabor, muita fruta

Ao ler o rótulo de um dos sabores da gama 100% Fruta, poderá ficar intrigado com a quantidade de frutas diferentes presentes, por exemplo, no 100% Pêra Ananás — além dos frutos que dão nome ao sumo, tem uva, limão e maçã. A razão é simples. Esta é a forma de equilibrar texturas e sabores, entre a doçura e a acidez, de maneira natural e sem adicionar adoçantes. Assim, não estranhe quando vir que o limão está na composição do 100% Maçã ou que o 100% Multifrutos inclui mais de oito frutas diferentes.

Como nestas embalagens encontra muitas vezes mais do que uma fruta, esta pode ser uma maneira interessante de consumir frutas de forma combinada e, assim, aproveitar as vitaminas e minerais e fitoquímicos que umas têm mas outras não. No fundo, torna-se a alimentação mais variada e tenta-se combater um dos problemas da alimentação dos portugueses: o défice na ingestão de frutas.

Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a ingestão diária de pelo menos 400g de hortofrutícolas, o que corresponde a cinco porções destes alimentos.

É importante sublinhar que sumos — mesmo os 100% — e outros alimentos feitos a partir da fruta não devem substituir a ingestão de fruta ao natural. No entanto, estratégias que permitem assegurar a ingestão da quantidade recomendada de fruta são importantes. Nem mais, nem menos. O sumo 100% Fruta é isso mesmo.

Saiba mais em compal.pt