A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, falou, esta quinta-feira, à margem da reunião do Conselho Europeu, onde salientou alguns dos pontos, previamente aprovados pelo parlamento, a serem debatidos.

“Não podemos descartar os nossos objetivos climáticos”, afirmou Roberta Metsola. “Devemos garantir que medidas novas a curto prazo não se tornam na normalidade a médio prazo.”

A líder europeia salientou ainda a necessidade de “mostrar determinação perante a fadiga da guerra e lutar contra a desinformação russa“.

Não é o green deal que está a aumentar a inflação, nem são as sanções da União Europeia que estão por trás da fome no mundo. Isto recai somente sobre o Kremlin e a agressão começada pela Rússia”, disse ainda.

Para Metsola, a União Europeia precisa de “manter o apoio à Ucrânia e manter a pressão ao Kremlin através de sanções“, numa lógica de não ser o Ocidente o primeiro a ceder. A líder do Parlamento Europeu avisou ainda que não o Ocidente não deve menosprezar a inflação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seria uma má decisão desviar a atenção do aumento dos preços, assim como ver a inflação como algo passageiro ou que não vai piorar. Em muitos países ainda não foi atingido o pico [da inflação]”, explicou. “Precisamos de uma abordagem sólida, concreta e unificada que mostre que estamos todos juntos. Não há soluções de um só Estado ao impacto social e económico a que estamos a assistir.”

A Presidente do Parlamento Europeu reagiu esta quarta-feira no Twitter à atribuição à Ucrânia de estatuto de candidato à União Europeia, afirmando que a Europa está “no lado certo da história”.

“Hoje [quarta-feira] transmitimos uma mensagem de paz. Pela liberdade, pela democracia, pelo nosso futuro, este é o momento da Europa”, concluiu.