A imagem é tão realista que é preciso olhar com atenção para se perceber que se trata de uma pintura. Kate surge com um vestido verde esmeralda da marca The Vampire’s Wife (o mesmo que usou em 2020 numa viagem a Dublin, Irlanda), sapatos a conjugar e uns brincos pérola, que quase ofusca William, no seu fato escuro — e quase faz esquecer que a divulgação deste que é primeiro quadro oficial em que os Duques de Cambridge surgem juntos pretenda marcar o 40.º aniversário do filho do príncipe Carlos.

Jamie Coreth, artista britânico que assina a obra, escolheu manter um fundo neutro para dar destaque ao casal, que, de corpo inteiro e com uma mão por detrás do outro, não encara o espetador — mas, antes, um ângulo próximo, fora da pintura. O quadro, divulgado esta quarta-feira, 23 de junho, foi encomendado em 2021 pela Cambridgeshire Royal Portrait Fund, que faz parte da Cambridge Community Foundation, como presente para Cambridgeshire, diz a Fine Art Comissions, uma agência sediada em Londres de retratos  por encomenda, da qual faz parte o artista.

A par destes pormenores, Coreth decidiu então trazer Cambridge para dentro do retrato, ao integrar tons e cores de muitos dos edifícios históricos e em pedra, característicos da cidade. Nos próximos três anos, a obra poderá ser vista pelo público no Fitzwilliam Museum da Universidade de Cambridge — seguirá posteriormente para outros espaços comunitários e galerias em Cambridgeshire. Será também cedida à National Gallery Portrait, em 2023, de forma a marcar a reabertura desta galeria.

Em comunicado, citado pela Fine Art Comissions, o artista exalta a honra em ser autor desta obra e fala um pouco sobre os elementos que o inspiraram: “Foi o privilégio mais extraordinário da minha vida ser escolhido para pintar este quadro. Queria mostrar Suas Altezas Reais de uma maneira que parecesse descontraída e acessível, bem como elegantes e dignos. Como é o primeiro quadro a retratá-los juntos, e especificamente durante o seu tempo como Duque e Duquesa de Cambridge, quis que a imagem evocasse uma sensação de equilíbrio entre as suas vidas públicas e privadas. A peça foi encomendada como um presente para o povo de Cambridgeshire, e espero que eles gostem dela tanto quanto eu gostei de criá-la”.

Jamie Coreth é formado pela Universidade de Oxford, tendo estudado no London Atelier of Representational Art, assim como na Florence Academy of Art. Trabalhou posteriormente como professor de História de Arte, tendo, em 2016, sido distinguido pelo Young Artist Award no BP Portrait Awards, pela obra “Sculpting Me”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR