O Congresso dos Estados Unidos aprovou, esta sexta-feira, um projeto de lei bipartidário, com o objetivo de restringir o acesso a armas de fogo, a reforma mais importante nos últimos 30 anos na luta contra a onda de violência armada.

Após o Senado ter aprovado o projeto de lei na quinta-feira, a Câmara dos Representantes aprovou o pacote de medidas que introduz novas limitações de armas e que dedica biliões de dólares à saúde mental e segurança nas escolas.

O acordo agora aprovado apenas precisa da assinatura do Presidente dos EUA, Joe Biden, para se converter em lei.

A legislação pretende tornar mais exigentes as verificações de antecedentes para os compradores mais jovens de armas de fogo, exigir que mais vendedores realizem verificações de antecedentes e aumentar as penas para tráfico de armas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lei pretende ainda proibir parceiros condenados por violência doméstica de obter armas de fogo e fornecer dinheiro para os 19 estados e o distrito de Columbia, que facilitam a retirada temporária de armas de fogo a pessoas consideradas perigosas e para outros estados com programas de prevenção da violência.

Senado dos EUA aprova projeto para restringir acesso a armas de fogo

A última grande medida nesta área do Congresso tinha sido uma proibição de armas de fogo de assalto, automáticas ou semiautomáticas. A decisão entrou em vigor em 1994, mas expirou dez anos depois.