A Europol anunciou esta sexta-feira a detenção de 49 pessoas suspeitas de tráfico de enguias ao cabo de uma operação de vários meses em que colaboraram autoridades de 24 países, incluindo Portugal.

Na operação conjunta foram apreendidos 1.255 quilos de enguias jovens europeias, uma espécie protegida conhecida em Portugal como meixão, no valor de 1,9 milhões de euros, em mais de 27 mil inspeções conduzidas entre novembro do ano passado e este mês.

A população da enguia europeia diminuiu 90 por cento nos últimos anos, assinala a Europol, indicando que as operações de combate ao tráfico conseguiram uma diminuição de 50% neste negócio ilegal.

Desde 2016, 500 pessoas foram detidas e 18 toneladas de meixão acabaram por regressar aos habitats naturais.

Com o regresso à normalidade dos transportes aéreos, aumentou o recurso ao método de contrabandear meixão para fora dos países europeus colocando-o nas bagagens.

“Os grupos de crime organizado recorrem a ‘mulas’ que levam bagagens onde as enguias podem ser mantidas vivas até 48 horas”, refere a Europol.

No contrabando a partir da Europa para a Ásia, cidadãos europeus fazem a pesca ilegal enquanto nos países asiáticos se providencia transporte e logística. Há também casos em que enguias pescadas legalmente são desviadas para mercados ilegais passando disfarçadas em bagagens.

Quando as enguias jovens chegam à Ásia, são cultivadas em aquacultura para satisfazer o mercado regional, um tráfico que movimenta cerca de 100 toneladas de enguias, que chegam a ser vendidas por milhares de euros o quilo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR