788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa da guerra. O que se sabe do 123.º dia do conflito na Ucrânia?

Este artigo tem mais de 1 ano

Depois da conquista de Severodonetsk, a Rússia voltou este domingo a bombardear Kiev, quase três semanas depois. Mas os ataques não estão só aí centrados: foram ouvidas explosões no centro e leste.

Os mísseis foram lançados do Mar Cáspio, segundo um porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia
i

Os mísseis foram lançados do Mar Cáspio, segundo um porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia

ROMAN PILIPEY

Os mísseis foram lançados do Mar Cáspio, segundo um porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia

ROMAN PILIPEY

É mais um dia de intensificação das ofensivas russas, desta vez de volta a Kiev num dia em que os países do G7 se juntam para discutir a guerra na Ucrânia e problemáticas decorrentes, como a crise alimentar e energética. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.

Vladimir Putin parece querer coincidir os ataques à capital com a agenda de líderes políticos ocidentais em que a Ucrânia é ponto de discussão. A jornalista da BBC Myroslava Petsa sintetiza: “Putin atingiu Lviv quando Biden estava a discursar em Varsóvia (Polónia); Putin atingiu Kiev quando [António] Guterres estava na cidade depois de uma viagem a Bucha; Putin atingiu Kiev a uma escala massiva quando os líderes do G7 se reúnem em Elmau para uma cimeira”.

Além de Kiev, as atenções estão viradas para Kharkiv, no leste, numa cidade a menos de 200 quilómetros de Kiev, Cherkasy, e em Sumy, também no leste. No dia anterior, a Rússia conseguiu ocupar na íntegra a cidade de Severodonetsk, no leste do país.

No sábado, Zelensky disse que as tropas russas foram “forçadas a organizar uma chuva de mísseis” em “cidades de todo o país”, devido ao arrastar do conflito.

Mapa atualizado pela última vez a 24 de junho

O que aconteceu durante a tarde e noite?

  • Volodymyr Zelensky diz que o Kremlin “já decidiu” que Bielorrússia vai entrar na guerra e, numa afronta ao Presidente bielorrusso, pede à população para se revoltar.
  • O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, não acredita, pelo menos para já, que“seja possível haver uma negociação de paz” entre a Rússia e a Ucrânia.
  • A Rússia negou qualquer responsabilidade no ataque que resultou na morte de uma pessoa em Kiev. O ministério da Defesa russo alega que atingiu uma fábrica de armas, uma “infraestrutura militar”, afirmando que os acusações feitas pelas autoridades ucranianas são “falsas”.
  • O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, aproveitou a cimeira do G7 para advertir o Presidente francês, Emmanuel Macron, que resolver o conflito agora na Ucrânia apenas causaria “instabilidade duradoura” na Europa.
  • O parlamento da Ucrânia acusou a Rússia de roubar 500 mil toneladas de cereais ucranianos de duas “regiões temporariamente ocupadas”.
  • O G7, que reúne as sete maiores economias do mundo, deverá comprometer-se a ajudar a Ucrânia a responder à ofensiva russa “o tempo que for necessário”.
  • O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse estar confiante de que se poderão encontrar soluções para sancionar o setor do ouro russo sem sofrer as consequências dessa decisão.

O que aconteceu durante a madrugada e manhã?

    • Há cerca de três semanas que não acontecia: Kiev voltou a acordar com bombardeamentos russos este domingo, que até ao momento provocaram cinco feridos e um morto. As explosões atingiram um edifício residencial, no distrito de Shevchenkivskiy, onde estavam as vítimas, e parte de um jardim de infância.
    • A vítima mortal é o pai de uma criança de sete anos que foi retirada com vida dos escombros e hospitalizada, tal como a mãe, que ficou soterrada “durante horas”. Um dos feridos (não é certo se é esta mulher ou não) tem nacional russa, o que levou um conselheiro governamental ucraniano a expressar: “Os russos atiram sobre os russos”.
    • Para o Presidente dos EUA, Joe Biden, os bombardeamentos na capital ucraniana são mais um sinal da “barbárie” da Rússia.
    • Os mísseis foram lançados do Mar Cáspio, segundo um porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia, citado pela BBC.
    • Mas o dia está a ser marcado por bombardeamentos noutros pontos do país, incluindo Kharkiv, onde as tropas russas “dispararam de forma massiva” durante a noite, segundo as autoridades ucranianas.
    • Também na cidade do centro da Ucrânia de Cherkasy foram ouvidas explosões este domingo, de acordo com o governador regional, Oleksandr Skichko. Não há informação sobre eventuais vítimas. Cherkasy localiza-se a cerca de 200 quilómetros a sudeste de Kiev.
    • E Sumy, no leste, também foi alvo: o governador da região deu conta de 24 explosões ouvidas este domingo. Foram atingidas as localidades de Shalyhinska e Yunakivska, mas não há feridos a registar.
    • Este domingo é dia de G7, e o Governo ucraniano aproveitou para apelar aos países que constituem o grupo para enviarem mais armas e aplicarem mais sanções contra a Rússia.
    • Ainda a propósito do G7, o Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Japão vão proibir as importações de ouro russo, em novas sanções impostas em resposta à invasão da Ucrânia, anunciou este domingo Downing Street.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora