Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou esta segunda-feira que o executivo está atento a duas subvariantes da Ómicron, que estarão a ser responsáveis pela subida do número de infeções no país.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, este porta-voz indicou que a situação está a ser monitorizada “atentamente”, uma vez que o número de hospitalizações também estará a começar a subir.

No entanto, isso não será sinónimo do regresso de restrições, nota o jornal, que refere que este porta-voz salientou que, nesta altura, o executivo pretende dar continuidade ao plano “living with Covid”.

As subvariantes serão a BA.4 e BA.5, que se pensa que serão mais contagiosas mas com sintomas mais ligeiros, à semelhança da Ómicron, que surgiu em dezembro de 2021. “Estamos obviamente a ver o surgimento de duas subvariantes da Ómicron, que estará provavelmente a a fazer subir os casos”, disse um porta-voz de Downing Street.

“Os últimos dados sugerem que estas são agora as variantes dominantes no Reino Unido. Mas, até agora, a vacinação traduz-se numa subida de casos que não significa um aumento da doença grave ou de mortes, sem aumentos nas admissões nas unidades de cuidados intensivos”.

Os últimos dados dão conta de 1,36 milhões de pessoas infetadas com Covid-19 no Reino Unido durante a semana de 18 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR