Um homem de 48 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido “em flagrante delito pelo crime de violência doméstica contra a mãe, de 71 anos”, em Ponta Delgada, nos Açores, revelou na segunda-feira a PSP.

Em comunicado, a Divisão Policial de Ponta Delgada da PSP indica que a detenção aconteceu “após uma denúncia a relatar o episódio de violência na residência da vítima”, na freguesia de São Pedro.

Depois de se deslocarem ao local, os agentes da PSP depararam-se com “a vítima já no exterior da residência, em estado de grande nervosismo e choro, informando que, momentos antes, havia sido agredida, ameaçada e expulsa pelo seu próprio filho, o suspeito, que se encontrava fechado no interior da residência”.

A PSP acabou por entrar na habitação, encontrando “o suspeito num estado de grande agressividade, presumivelmente por consumo de matéria estupefaciente”.

O homem, relata a PSP, dirigia “continuamente ameaças de morte à sua progenitora e posteriormente contra a polícia”, pelo que foi “efetuada a detenção em flagrante delito”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PSP refere que o detido tem “antecedentes criminais associados à prática reincidente de crimes de violência contra ex-companheira e foi julgado pelo crime de homicídio, tendo cumprido no passado uma pena de prisão efetiva de 15 anos”.

Após ter sido sujeito a um primeiro interrogatório judicial, foi-lhe “aplicada da medida de coação mais gravosa: a prisão preventiva”.

A PSP diz que o suspeito é “sobejamente conhecido” da polícia, “pelo cadastro criminal e historial de diversos episódios de violência contra a progenitora, fragilizada pela idade e pela doença, através de vários episódios de violência física, ameaças e coação que prolongava há muito tempo”.

Na nota de imprensa, o Comando Regional dos Açores relembra “que a taxa significativa relativa ao crime de violência doméstica em todo o território nacional, e muito particularmente na Região Autónoma dos Açores, levou à criação e reforço de Equipas Especializadas na PSP com o objetivo de garantir maior eficiência e eficácia na prevenção e investigação do fenómeno”.