A Lituânia foi esta segunda-feira alvo de ciberataques contra sites governamentais, incluindo o do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e privados, que a imprensa disse terem sido reivindicados por piratas informáticos (“hackers”) russos.

Os ataques ocorreram num contexto de ameaças feitas pela Rússia contra o país báltico que impôs restrições ao trânsito ferroviário de certas mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado.

Kaliningrado. Governo da Lituânia garante não estar a aplicar qualquer “sanção unilateral” à Rússia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável do centro nacional de cibersegurança da Lituânia, Jonas Skardinskas, disse ao portal de notícias Delfi que os ataques “provavelmente” vieram da Rússia e que a ofensiva deverá continuar nos próximos dias e afetar especialmente os setores dos transportes, energia e finanças.

De acordo com a imprensa local, o grupo de hackers russo Killnet realizou os ataques de DDOS (Distributed Denial of Service, uma tentativa de interromper um servidor, uma rede ou um serviço sobrecarregando o alvo) contra um vasto leque de instituições públicas, incluindo o serviço de tesouraria, o departamento de migração e a autoridade aeroportuária lituana.

As agências de cibersegurança dos países bálticos — Lituânia, Letónia e Estónia — reportaram um aumento da atividade hostil no ciberespaço desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.