O número de médicos e enfermeiros a pedir escusa de responsabilidade está a aumentar nos hospitais portugueses. Segundo o Jornal de Notícias, que avança os dados, a situação é mais grave entre os enfermeiros — com 5.567 pedidos recebidos (acumulado) até junho —, mas começa a ter expressão também entre os médicos. Desde o início do ano, foram feitos 230 pedidos.

A declaração de escusa de responsabilidade serve para acautelar uma eventual responsabilidade disciplinar, civil ou criminal dos profissionais de saúde se algo acontecer com um dos seus doentes, tendo em conta o número de pessoas a seu cargo. Entre os enfermeiros, a tendência começou a sentir-de de forma mais forte com a pandemia de Covid-19, quando o Serviço Nacional de Saúde enfrentava elevada pressão.

Mais de três mil enfermeiros pediram à Ordem escusa de responsabilidade este ano

O valor das escusas dos enfermeiros (que podem ser entregues mais do que uma vez pelo mesmo profissional) tem estado em subida. Em 2020, até novembro, tinham chegado à Ordem dos Enfermeiros 1.300 pedidos. Em fevereiro, o número subiu para 4.475 e, agora, já passam dos 5 mil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR