Os dados mais recentes vão até à sexta-feira passada, altura em que Portugal se contavam 17 casos prováveis de hepatite aguda em crianças. O balanço é da Direção Geral de Saúde que, esta segunda-feira, divulgou os novos números.

“Portugal reportou a 24 de junho 17 casos prováveis de hepatite de etiologia desconhecida em idade pediátrica, reportados desde 28 de abril”, lê-se no comunicado. Desta forma, em relação ao mês anterior, há três novos casos da doença. “Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves”, sublinha a nota da DGS.

Hepatite aguda de origem desconhecida nas crianças. O que é, quais são os sintomas e que riscos tem esta infeção?

Nas últimas três semanas, sublinha a DGS, tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças têm apontado para a redução de número de casos a nível mundial, mas, apesar disso, pedem aos países que continuem a detetar e a reportar casos prováveis.

Nos primeiros meses de 2022 registou-se um aumento no número de casos desta hepatite de origem desconhecida. O Reino Unido foi primeiro país a dar conta da situação. Apesar de a maioria serem casos ligeiros, uma em cada dez crianças precisa de um transplante hepático devido a lesões graves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR