A polícia de Hong Kong confirmou esta terça-feira que o Presidente da China, Xi Jinping, vai visitar a cidade esta semana, para celebrar o 25º aniversário do retorno da ex-colónia britânica à soberania chinesa.

Xi vai participar em vários eventos oficiais, incluindo a tomada de posse do próximo líder de Hong Kong, na sexta-feira, disse o comissário assistente da polícia Lui Kam-ho, em conferência de imprensa.

Trata-se da primeira deslocação de Xi para fora da China continental, desde o início da pandemia do novo coronavírus, há cerca de dois anos e meio. Isto ocorre numa altura em que Hong Kong enfrenta um novo pico de infeções.

O Reino Unido devolveu Hong Kong à China a 1 de julho de 1997. O aniversário é altamente simbólico para Xi, que quer ser visto como o impulsionador do “rejuvenescimento nacional”, quando se prepara para iniciar um terceiro mandato de cinco anos, no Congresso do Partido Comunista, que se realiza no outono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte desse rejuvenescimento consiste em apagar o legado do colonialismo e o que o Partido considera tratados desiguais que concederam concessões territoriais ao Reino Unido e outras nações estrangeiras, durante os anos finais da dinastia Qing, que terminou em 1911.

Medidas de segurança vão ser implementadas, para proteger Xi, incluindo zonas de segurança e o encerramento de estradas nas proximidades do local da cerimónia, disse a polícia. Na zona já foram erguidas barreiras.

“Não toleraremos qualquer ação que possa interferir e prejudicar a operação de segurança”, advertiu Lui.